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CONTATO

Vencedores do Prêmio Jatobá PR 2018

São 85 finalistas nas 11 categorias, segmentos Grande Agência e Agência-Butique. A festa de premiação será no dia 8 de novembro, no Renaissance Hotel, em São Paulo

O Gecom – Grupo de Comunicação Empresarial, integrado por Business News Online, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil, acaba de divulgar as shortlists da edição 2018 do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR.

Integrada por 44 jurados (ver relação à frente), a Comissão de Julgamento debruçou-se sobre os 151 inscritos por 54 agências, sendo 19 delas grandes agências e 35 agências-butique. Cada case foi analisado por quatro jurados: um de grande agência, um de agência-butique, um da área corporativa e um do mercado/instituições/academia.

Pelo regulamento, os jurados não poderiam julgar cases em que estivessem diretamente envolvidos ou onde houvesse conflitos de interesse. Isso foi rigorosamente observado, conforme acompanhamento de auditoria independente.

O resultado espelha a média das três melhores notas, sendo que a nota mais baixa, para efeitos de cálculo, foi sempre desconsiderada. Para integrar a shortlist, os cases precisaram ter média mínima de sete. Nas categorias mais concorridas, muitos cases com médias acima de sete acabaram ficando de fora, já que o limite de finalistas por categoria, definido em regulamento, é de cinco cases.

Os vencedores das 11 categorias, nos segmentos Grande Agência e Agência-Butique, serão conhecidos no jantar de premiação, marcado para o dia 8 de novembro, no Renaissance Hotel, em São Paulo. Também serão conhecidos na festa os vencedores de Case do Ano, Agência-Butique do Ano e Agência do Ano. Reservas para o jantar, cujo valor de adesão é de R$ 450 por pessoa, podem ser feitas na Mega Brasil, pelo tel. 11-5576-5600, com Dalila Ferreira.

 

Comissão de Julgamento

Os 44 jurados que atuaram na edição 2018 do Prêmio Jatobá PR, em ordem alfabética, são os seguintes: Alexandre Alfredo (CDI-SP), Ana Lima (Brava-PE), Boanerges Lopes (UFJF-MG), Bruno Carramenha (4CO-SP), Carina Almeida (Textual-RJ), Carol Silvestre (Oracle-SP), Ciro Dias Reis (Imagem Corporativa-SP), Cláudia Rondon (RP1-SP), Cléber Martins (Llorente & Cuenca-SP), Cleide Pinheiro (Temple-PA), Cristina Panella (Cristina Panella-SP), David Grinberg (McDonald’s-SP), Eduardo Vieira (Ideal H+K Strategies-SP), Elisa Prado (Telefônica | Vivo-SP), Else Lemos (Fundação Casper Líbero-SP), Fernanda Dabori (Advice-SP), Francisco Carvalho (Burson-Marsteller-EUA/SP), Gilberto Galan (Galan & Associados-SP), Gisele Lorenzetti (LVBA-SP), Gislaine Rossetti (Latam-SP), Izolda Cremonini (ESPM-SP), Jorge Duarte (Embrapa-DF), José Luiz Schiavoni (Weber Shandwick-SP), Lalá Aranha (Conrerp 1ª Região-RJ), Luiz Alberto de Farias (USP-SP), Luiz Roberto Serrano (USP-SP), Malu Weber (Johnson & Johson Medical Devices-SP), Márcio Cavalieri ( RMA Comunicação), Mariana Trindade (Darana-BA), Marilene Lopes (PUC-RJ), Martha Becker (Martha Becker Comunicação-RS), Maurício Bacellar (Consultor-RJ), Nelson Silveira (GM-SP), Renata Saraiva (TV1BrandPR-SP), Renato Gasparetto Jr (Gerdau-SP), Roberta Mestieri (Mestieri PR-SP), Rodolfo Guttilla (Cause-SP), Rodrigo Pinotti (JeffreyGroup-SP), Rogério Artoni (Race-SP), Rosana Monteiro (Ketchum-SP), Rozália Del Gaudio (C&A-SP), Saulo Passos (Uber-SP), Silvana Nader (Mendes & Nader Comunicação-SP) e Tânia Magalhães (PayPal-SP).

 

Shortlists

São os seguintes os finalistas das 11 categorias do Prêmio Inovação e Excelência em PR – Troféu Jatobá PR, em ordem alfabética de categorias e de agências.

Assessoria de Imprensa / Relações com a Mídia

Finalistas Agências-Butiques

Agência BCBIZ

Case: Uma estrela para a imprensa chamar de sua

Cliente: Fabi Bang- Artista musical

Corcovado Comunicação

Case: Matemática na mídia: o Congresso Internacional no Rio

Cliente: ICM (Congresso Internacional de Matemáticos)

EPR Comunicação

Case: Com Inbound PR, Nuvem Shop potencializa resultados digitais estratégicos através de ações na imprensa

Cliente: Nuvem Shop

Race Comunicação

Case: Zurich – Risco calculado

Cliente: Zurich

Rede Comunicação de Resultado

Case: PR Redondo

Cliente: Ambev

Finalistas Grandes Agências

Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW)

Case: MUSTANG - Como um projeto de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa 100% orgânico superou todas as expectativas de divulgação do maior ícone mundial da Ford

Cliente: Ford

CDI Comunicação

Case: Unidos contra a corrupção

Cliente: Transparência Internacional

CDI Comunicação

Case: Patricio Guzmán ganha mostra de cinema dedicada exclusivamente à sua obra

Cliente: Instituto Vladimir Herzog

RP1 Comunicação

Case: Mineirão inclusivo

Cliente: Mineirão

RP1 Comunicação

Case: Serviço de utilidade pública

Cliente: Edenred

 

Comunicação Integrada

Finalistas Agências-Butiques

Corcovado Comunicação

Case: Matemática na mídia: o Congresso Internacional no Rio

Cliente: ICM – Congresso Internacional de Matemáticos

Dezoito Comunicação

Case: Campanha 360º - Acnase de cara nova. A SUA!

Cliente: Acnase

Lúcia Faria Comunicação

Case: Case Melanoma Brasil - O Poder das Conexões

Cliente: Instituto Melanoma Brasil

Race Comunicação

Case: Maçã Brasileira - transformando a fruta em marca

Cliente: ABPM - Associação Brasileira de Produtores de Maçã

Supera Comunicação

Case: Os desafios de sustentar as estratégias de comunicação integrada para a CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém)

Cliente: CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém

Finalistas Grandes Agências

In Press Oficina

Case: #FelizesPorNatureza

Cliente: Embratur

In Press Porter Novelli

Case: Unilever Changing Together

Cliente: Unilever

JeffreyGroup

Case: Por dentro da caixinha

Cliente: Tetra Pak

RP1 Comunicação

Case: Mineirão Inclusivo

Cliente: Mineirão

RP1 Comunicação

Case: Sinais, da curiosidade à repercussão

Cliente: HughesNet

 

Comunicação Interna

Finalistas Agências-Butiques

4CO Cappellano & Carramenha

Case: Campneus: Marca de campeão

Cliente: Campneus

Duecom Comunicação

Case: Table - O Portal de Comunicação Interna da Bloomin'

Cliente: Bloomin’ Brands

Sarau Comunicação + Quintal 22

Case: Somos Fíbria

Cliente: Fíbria

Supera Comunicação

Case: O papel da comunicação na evolução da Votorantim Energia

Cliente: Votorantim Energia

Trama Comunicação

Case: Chevrolet Serviços Financeiros: Uma Só Marca. Única. Integrada.

Cliente: Chevrolet Serviços Financeiros

Finalistas Grandes Agências

CDN Comunicação

Case: CDN inova na comunicação com os colaboradores

Cliente: CDN

FSB Comunicação

Case: Respeito gera respeito

Cliente: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Giz Propaganda

Case: Conformidade na Braskem

Cliente: Braskem

Ideal H+K Strategies

Case: Os 180 anos de thyssenkrupp

Cliente: Thyssenkrupp

In Press Porter Novelli

Case: Uber Let’s Live the Change

Cliente: Uber

 

Digital / Redes Sociais

Finalistas Agências-Butiques

B4Tcomm

Case: Pet Trip - uma viagem animal

Cliente: Gol Linhas Aéreas

BCBIZ

Case: Inbound PR funciona? Como conquistar milhares de seguidores e engajamento espontâneo

Cliente: Maria Brasileira

Informe Comunicação Integrada

Case: Bolsa Família: Serviço para o Cidadão

Cliente: MDS – Ministério do Desenvolvimento Social

Race Comunicação

Case: Maçã Brasileira - transformando a fruta em marca

Cliente: ABPM - Associação Brasileira de Produtores de Maçã

Trama Comunicação

Case: Campanha de Lançamento da linha Wickbold Do Forno

Cliente: Wickbold

Finalistas Grandes Agências

 In Press Porter Novelli

Case: Venda seu peixe com o Santander

Cliente: Santander

In Press Porter Novelli

Case: Dia Mundial de Combate à Meningite – O que você quer ser quando crescer?

Cliente: GSK

MSL Andreoli

Case: Websérie Colaboração Real nas redes sociais

Cliente: Saab

RMA Comunicação

Case: Do off para o on – a conversa da Coca-Cola Femsa Brasil com os pequenos varejos nas redes sociais

Cliente: Coca-Cola Femsa

RP1 Comunicação

Case: #PessoasÚnicaseSuasHistórias

Cliente: Fibria

 

Evento

Finalistas Agências-Butiques

4CO|Cappellano & Carramenha

Case: VC em cada ponto: a celebração da cultura Livelo

Cliente: Livelo

Advice Comunicação

Case: Hackathon Unisys-Senai

Cliente: Unisys/Senai

Corcovado Comunicação

Case: Prêmio IMPA/SBM de Jornalismo

Cliente: IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Informe Comunicação Integrada

Case: A Fabulosa Aventura de Natal CAIXA

Cliente: Caixa Econômica

Press à Porter

Case: Estreia Vip do Circo da Turma da Mônica

Cliente: Maurício de Sousa AO VIVO

Finalistas Grandes Agências

Planin Comunicação

Case: Suzano e Fíbria: um sonho que não ficou só no papel

Cliente: Suzano 

RP1 Comunicação

Case: Inauguração do complexo Intensidade

Cliente: Cacau Show

 

Mídia Corporativa

Finalistas Agências-Butiques

4CO|Cappellano & Carramenha

Case: Diversidade no contexto das empresas brasileiras

Cliente: 4C0

Corcovado Comunicação

Case: O Congresso Internacional de Matemáticos em múltiplas plataformas

Cliente: ICM (Congresso Internacional de Matemáticos)

Prefácio Comunicação

Case: Revista Minaspetro | uma década na luta pelos direitos dos revendedores de combustíveis de Minas Gerais

Cliente: Minaspetro

SP4 Comunicação Corporativa

Case: Cloro-álcalis: origem, evolução da indústria e valor para a sociedade

Cliente: Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados)

Trama Comunicação

Case: Revista Contact

Cliente: Groupe Lactalis

Finalistas Grandes Agências

JeffreyGroup

Case: Revista Transformação

Cliente: Camargo Corrêa

RP1 Comunicação

Case: #PessoasÚnicaseSuasHistórias

Cliente: Fibria

 

Pesquisa

Finalistas Agências-Butiques

4CO|Cappellano & Carramenha

Case: Diagnóstico de Cultura Organizacional Paranapanema

Cliente: Paranapanema

Supera Comunicação

Case: Discurso e prática alinhados em uma das melhores empresas da América Latina: Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional para a Special Dog

Cliente: Special Dog

Supera Comunicação

Case: O impacto das ações com a comunidade no posicionamento de negócio: Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional para a Nutrilite

Cliente: Nutrilite

Finalistas Grandes Agências

CDI Comunicação

Case: A experiência omnichannel no Brasil

Cliente: Zendesk

CDI Comunicação

Case: Weleda: centenária sim; antiga não – Como a percepção sobre a marca influenciou a estratégia da companhia

Cliente: Weleda

In Press Oficina

Case: Pesquisa Funpresp

Cliente: Funpresp

In Press Porter Novelli

Case: Skol Diálogos

Cliente: Skol

S/A Llorente & Cuenca

Case: Mais torres, mais conectividade

Cliente: Abrintel

 

Projeto Especial

Finalistas Agências-Butiques

4CO|Cappellano & Carramenha

Case: Change Managment Cardif

Cliente: BNP Paribas Cardif

Cause

Case: #PalavraDoAno

Cliente: Cause

Enfato Multicomunicação

Case: Projeto Vozes da Mudança

Cliente: Instituto de Estudos Empresariais

Print Comunicação

Case: Programa de interação e comunicação social indígena da Hidrelétrica Teles Pires: um desafio de relacionamento no coração da Amazônia

Cliente: Central Hidrelétrica Teles Pires

R2 Comunicação

Case: Um lugar no Céu: a história de sorrisos, sonhos e vidas transformadas pelo Ceir no Piauí

Cliente: CEIR - Centro Integrado de Reabilitação

Finalistas Grandes Agências

CDI Comunicação

Case: #ocamponacampus: como a participação da John Deere na Campus Party abriu portas e influenciou públicos estratégicos

Cliente: John Deere

In Press Porter Novelli

Case: Seu Leite Pode Salvar Vidas - Plataforma social de Baby Dove conecta mães reais no Brasil

Cliente: Dove

JeffreyGroup

Case: Marriott Equally Welcome

Cliente: Marriott Internacional

RP1 Comunicação

Case: Serviço de Utilidade Pública

Cliente: Edenred

RP1 Comunicação

Case: Sinais, da curiosidade à repercussão

Cliente: HughesNet

 

PR Internacional

Finalistas Agências-Butiques

Prefácio Comunicação

Case: ESAB SOAM | Implantação e melhoria de canais face a face

Cliente: ESAB 

Vianews Hotwire

Case: Relações Públicas no combate a ataques cibernéticos e fake news na América Latina

Cliente: FireEye

Finalistas Grandes Agências

JeffreyGroup

Case: Marriott Equally Welcome

Cliente: Marriott Internacional

JeffreyGroup

Case: Scotiabank: Programa de Reputação Corporativa

Cliente: Scotiabank

S/A Llorente & Cuenca

Case: A Moderna Fábrica de Comunicação para a América Latina

Cliente: CA Technologies

 

Public Affairs / Relações Governamentais

Finalista Agências-Butique

Cause

Case: Go All

Cliente: Bristol Myers-Squibb

Obs.: nesta categoria a Cause foi a única agência inscrita e que obteve nota de classificação

Finalistas Grandes Agências

Finalistas Grandes Agências

In Press Oficina

Case: Movimento Reforma Tributária Solidária: menos desigualdade, mais Brasil

Cliente: Anfip e Fenafisco

S/A Llorente & Cuenca

Case: Mais torres, mais conectividade

Cliente: Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações)

Weber Shandwick

Case: Novos Caminhos para concessões de rodovias no Brasil: uma estratégia para influenciar novos governantes

Cliente: ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias)

 

Sustentabilidade

Finalistas Agências-Butiques

Não houve finalistas nesta categoria

Finalistas Grandes Agências

Imagem Corporativa

Case: TNC: comunicação de alto impacto para debater a crise hídrica

Cliente: TNC Brasil (The Nature Conservancy)

RP1 Comunicação

Case: #PessoasÚnicaseSuasHistórias

Cliente: Fibria

São Paulo, 18 de outubro de 2018

Vencedores do Prêmio Jatobá PR 2017

Agências vencedoras do Prêmio Excelência e Inovação em PR 2017 unidas em foto histórica da primeira edição do Troféu Jatobá

Vencedores 

Foram anunciados na sexta-feira, 8/12, em jantar no Hotel Renaissance,em São Paulo, os vencedores da primeira edição do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR. Participaram da disputa 80 cases. Das 38 agências classificadas para a final, 17 sagraram-se campeãs, conquistando os 29 troféus em disputa. Nove dessas agências eram butiques e a elas couberam 13 troféus; os outros 16 foram conquistados pelas grandes agências. Iniciativa do Grupo de Comunicação Empresarial – Gecom, integrado pelas empresas BusinessNews Comunicação, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil Comunicação, o Troféu Jatobá contou com apoio institucional da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, do Conselho Regional de Relações Públicas – Conrerp 2ª Região São Paulo e Paraná e da Federação Nacional das Agências de Propaganda – Fenapro; com o apoio de divulgação de Cision/PR Newswire e Revista Imprensa; e com a auditoria da NK Inpact. O jantar de premiação contou ainda com o patrocínio do grupo Boxnet.

As agências vencedoras do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR foram:

Agência Butique do Ano: Prefácio Comunicação

Agência do Ano: Edelman Significa

Categoria Contribuição à PR (categoria unificada): Edelman Significa, com o case "Dia das Mães Sonae /Sierra Brasil – Irmães"

Categoria Projeto Especial de PR: Mendes & Nader Comunicação (Agência Butique), com o case "Reviva o Rio Atibaia – 20 anos de mobilização e engajamento comunitário", e CDI Comunicação Corporativa (Grande Agência), com o case "#irpromundo"

Categoria Reputação / Imagem Corporativa: Press à Porter (Agência Butique), com o case "Redescobrindo Porto Seguro (BA)". Não houve vencedora no grupo Grande Agência.

Categoria Inovação em PR: Agência Carti (Agência Butique), com o case "Utilizando PR para melhorar o ranqueamento no Google", e Ideal H+K Strategies (Grande Agência), com o case "Aedes do Bem”.

Categoria Mídia Digital: Edelman Significa (Grande Agência), com o case "GE na Concentração: Como usamos o Linkedin para estabelecer conexões entre executivos nos Jogos Olímpicos Rio 2016". Não houve vencedora no grupo Agência Butique.

Categoria Mídia Impressa ou Eletrônica: Linhas Comunicação (Agência Butique), com o case "‘Foco&Gestão", e Llorente & Cuenca (Grande Agência), com o case "Revista Desenvolve SP".

Categoria Prevenção e Gestão de crise: Llorente & Cuenca (Grande Agência) com o case ‘Gerenciamento de crise – Superaquecimento de motor de voo da LATAM Airlines Brasil". Não houve vencedora no grupo Agência Butique.

Categoria Comunicação Interna / Relações com os Empregados: 4CO (Agência Butique), com o case "Planejamento Estratégico de Comunicação para a Livelo", e Ideal H+K Strategies (Grande Agência), com o case "Atitude Campeã"

Categoria Sustentabilidade: Prefácio Comunicação (Agência Butique),  com o case "O Doce não morreu | A reação ao acidente na Barragem de Fundão pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce". Não houve vencedora no grupo Grande Agência.

Categoria PR Digital: Press à Porter (Agência Butique), com o case "Novo Parque da Mônica na era dos influenciadores digitais", e Ketchum (Grande Agência), com o case "Batalha da Precisão – Gillette".

Categoria Public Affairs e Relações Governamentais: Ketchum (Grande Agência), com o case "Expansão para meninos da vacina contra o HPV". Não houve vencedora no grupo Agência Butique.

Categoria Evento Corporativo: Kasane 360 (Agência Butique), com o case "1º Passeio Pet EBM", e RP1 Comunicação (Grande Agência), com o case "Projeto #HelloTalks".

Categoria Pesquisa em PR: Supera Comunicação (Agência Butique), com o case "Hapvida – Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional". Não houve vencedora no grupo Grande Agência.

Categoria Responsabilidade Social: Burson-Marsteller (Grande Agência) com o case "Uniformes transformados em cobertores". Não houve vencedora no grupo Agência Butique.

Categoria PR Internacional: Prefácio Comunicação (Agência Butique), com o case "Desenvolvimento do Sistema de Comunicação Interna para a Lear América do Sul", e Llorente & Cuenca (Grande Agência), com o case "Mudando os paradigmas da arte latino-americana".

Categoria Comunicação Integrada: Corcovado Comunicação (Agência Butique), com o case "IMPA mostra como a matemática é divertida e transforma vidas", e Edelman Significa (Grande Agência), com o case "Histórias em Todos os Sentidos – 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo".

Categoria Assessoria de Imprensa / Relações com a Mídia: Corcovado Comunicação (Agência Butique), com o case "IMPA mostra como a matemática é divertida e transforma vidas", e Edelman Significa (Grande Agência), com o case "Visit California – California Onboard".

Categoria Prêmio Especial do Júri - Agência Destaque do Ano: Weber Shandwick, pela classificação do maior número de cases finalistas entre todas as agências, num total de nove cases.

Emoção foi a tônica entre os vencedores da primeira edição do Jatobá PR

Uma palavra resume esta primeira edição do Prêmio Excelência e Inovação em PR - Troféu Jatobá PR : Orgulho! Diretores, Gerentes de Conta, profissionais de Relações Públicas, Jornalistas e demais envolvidos no dia a dia da criação e manutenção da reputação de marcas e empresas no Brasil compareceram ao evento para torcer, vibrar e sobretudo comemorar, uma vez que em mais de 30 anos, aquela foi a primeira oportunidade na qual esses profissionais que “carregam o piano” eram reconhecidos por critérios técnicos, numa disputa que se revelou de altíssimo nível.

Ao chegar ao salão Américas, do Renaissance Hotel São Paulo, os representantes das empresas convidadas recebiam seus certificados de finalistas e davam entrevistas de até 15 segundos para o Instagram da Mega Brasil. Daniela Schmitz, representando a Edelman Significa, por exemplo, se dizia orgulhosa de estar na etapa finalista do Prêmio. A cada troféu conquistado pela agência – que levou todos relacionados aos cases com os quais concorreu (quatro), e ainda um quinto troféu, de Agência do Ano – Daniela ia perdendo a voz, tamanha era a emoção da vitória. 

O mesmo aconteceu com Claudia Santos, diretora do Grupo CDI. Se na chegada ela disse que estar na final já era fechar com muito orgulho o trabalho com a causa da Apae São Paulo, na hora de receber seu troféu pela Categoria Projeto Especial de PR (Grande Agência), chorando, ela agradeceu a equipe pelo Prêmio e o dedicou à Apae, por tudo o que representa a luta realizada em seu campo.

Ter saído vencedora na categoria Agência Butique, certamente mudou a vida da mineira Celuta Maria Rocha Utsch, diretora da Prefácio Comunicação. Nos quinze segundos antes do anúncio dos vencedores, como boa mineira, limitou-se a se apresentar e dizer que tinha vindo “para prestigiar o Prêmio importantíssimo para nosso segmento de mercado”. Mas ganhar dois troféus pelos cases apresentados - O Doce não morreu | A reação ao acidente na Barragem de Fundão pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce, na categoria Sustentabilidade, e Desenvolvimento do Sistema de Comunicação Interna para a Lear América do Sul, na categoria PR Internacional, quase a tirou do prumo. Sempre acompanhada de duas de suas funcionárias, ela manteve a postura, agradeceu aos funcionários e aos clientes, mencionou a organização e saiu realizada.

 

O que eles disseram

O sócio-diretor da Race Comunicação, Rogério Artoni, destacou a importância da existência do Prêmio para o mercado, enquanto Fabio Alberici, sócio da Comunicare disse que estar na final era sobretudo ser lembrado por uma parte importante de qualquer projeto, que são os  resultados. Lucia Faria, da Lucia Faria Comunicação Corporativa estava exultante por estar na final,considerada uma  grande conquista. “Se a gente levar, então, será maior ainda”. Não levou, mas torceu muito pelos amigos e colegas a cada anúncio feito durante o jantar. E esse foi o espírito de outros colegas, também. Andrea Pontes,da Golin, também orgulhosa por ser finalista na primeira edição do prêmio, disse que “é sempre bom rever todos do segmento”. Está agora “ansiosa para ver os conteúdos dos cases”. Adélia Chagas, da Imagem Corporativa, disse: “É sensacional estar aqui no Jatobá. O prêmio é mais um estímulo para nós criarmos, inovarmos e fazermos diferente”. Ganhador de dois dos três cases com os quais concorreu, Raphael Gomide, da Corcovado Comunicação Estratégica, do Rio de Janeiro, deve ter sido o mais surpreso com as vitórias que conquistou. Porque, para ele, estar no Jatobá foi “uma grande honra estar como finalista aqui, é meu segundo ano na agência, já que sou jornalista e atuava como tal antes disso.”

A qualidade dos trabalhos surpreende os jurados

O júri formado para julgar os trabalhos do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá reuniu importantes nomes do mercado da Comunicação, fossem eles da área corporativa, executivos de agências ou academia. Para aqueles ligados a agências de comunicação, o Código de Ética do Prêmio, exigia que o nome convidado que não tivesse qualquer tipo de relação com as agências ou trabalhos inscritos. Ao final do processo de julgamento, os integrantes do júri traduziram em seus depoimentos a surpresa em relação à qualidade dos trabalhos apresentados.

 “Acabei de julgar todos os projetos e o sistema criado por vocês é fenomenal e facilitou muito a vida! Simples, didático e direto ao ponto. Já participei de várias comissões, mas confesso que a de vocês virou benchmark de agora para frente”.

Alexandre Alfredo – Diretor de Comunicação do Wyndham Hotel Group - WHG

Entre tantos excelentes trabalhos, de empresas de diferentes portes, o sentimento que nos fica é de que não há tanta diferença na atuação entre agências grandes e agências butique. O que há é a diferença de verba.

Ana Lima – Brava Comunicação

"Uma experiência enriquecedora, com cases de ótima qualidade. Foi uma grande oportunidade de apreciar o desenvolvimento desse mercado com agências e profissionais cada vez mais empenhados em buscar os melhores resultados para seus clientes."

Ana Luiza Diniz – Centro de Convenções Rebouças

Foi um prazer participar do corpo de jurados do Prêmio Jatobá. Tarefa difícil diante de muitos trabalhos de alta qualidade.

Antonio Salvador Silva – CDI

Para mim, que vivo inserida no dia a dia da entrega de comunicação dos clientes, foi uma oportunidade única de enxergar com olhos de plateia o mercado e verificar que todos estão fazendo um ótimo trabalho!

Beth Garcia – Approach

Reconhecer a excelência e compartilhar conhecimento de PR no País. Propósito com “P” maiúsculo! Parabéns a todos do Gecom pela iniciativa! Uma alegria ter sido jurada desta primeira edição. Vida longa ao Troféu Jatobá!

Carina Almeida – Textual

"Ao longo dos últimos anos tenho participado dos júris de vários prêmios internacionais, como os da PRWeek, Sabre Awards e ICCO. Fica claro que no Brasil estão sendo produzidos muitos trabalhos de qualidade internacional, o que mostra o avanço da indústria de PR no País.

Ciro Dias Reis – Imagem Corporativa

Fiquei muito bem impressionada com a qualidade dos trabalhos apresentados para o Prêmio Jatobá. O que ainda achei interessante é que os trabalhos são completos, com boas surpresas positivas, independentemente do porte da agência ou mesmo do cliente.”

Claudia Rondon – RP1

Foi uma alegria ter participado da primeira edição de um prêmio tão especial, que já começou com pé direito e trabalhos de altíssimo nível. Parabéns aos organizadores e aos participantes. Vida longa ao Prêmio!

Cleber Martins – Llorente & Cuenca

Foi boa surpresa constatar que praticamente não havia diferença no nível e no profissionalismo dos cases das agências butique e grandes agências. Particularmente em relação aos cases apresentados em pesquisa, fiquei feliz em observar que, em parte, o recurso deixou de ser utilizado somente como um acessório e passou a constituir pilar das estratégias desenvolvidas.

Cristina Panella – Cristina Panella Planejamento e Pesquisa

O mercado brasileiro de comunicação precisa de prêmios sérios como esse, feito por gente competente, pois é uma forma de ajudar o setor a se desenvolver por meio da coroação das melhores práticas. As agências só evoluem por meio da inovação, e o Prêmio Jatobá é mais uma vitrine para isso.

Daniel Bruin – Sócio-Diretor da XCOM e diretor da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom

É um privilégio ter sido escolhido para fazer parte do júri do Jatobá PR. Nosso mercado precisa cada vez mais de reconhecimento e de geração de valor, e iniciativas como o Jatobá contribuem de forma sólida para construirmos um setor ainda mais forte.”

Eduardo Vieira – Ideal H+K Strategies.

 “Fiquei muito impressionada com a qualidade dos projetos da categoria PR Digital. Todos estão trazendo um pouco de métricas, que sempre foram o “calcanhar de Aquiles” para nós, profissionais de comunicação. A iniciativa do Prêmio Jatobá é simplesmente fantástica e, confesso, nosso mercado merecia mesmo uma premiação dessa magnitude.

Eliane Uchôa – Head de Comunicação da Cargill

Todos os casos apresentados, de alguma maneira, refletem a evolução da nossa indústria e revelam tendências. Espero que a minha experiência de 30 anos no setor tenha contribuído para selecionar os melhores casos.

Francisco Carvalho – Burson-Marsteller

 “Agradeço muito a oportunidade. Foi um prazer fazer parte deste júri. Os trabalhos bastante interessantes e diversos. A organização, impecável! Tudo funcionou maravilhosamente bem.

Gisele Lorenzetti – LVBA

Agradeço a oportunidade de avaliar trabalhos tão significativos. A categoria de Pesquisa em RP traz verdadeiras aulas!

Guilherme Pena – Copersucar

A alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas agências de comunicação e congêneres, do Brasil e da América Latina, posicionam o setor no espaço mundial da comunicação corporativa e é estudo de caso das melhores práticas para o mercado da comunicação e da universidade não somente no espaço latino-americano mas mundial.

José Gabriel de Andrade – Universidade Católica Portuguesa

Os casos por mim analisados surpreenderam positivamente, tanto pela qualidade como pela abrangência das soluções adotadas."

José Luiz Schiavoni – Weber Shandwick

Uma indústria que troca experiências, que estuda cases e que valoriza trabalhos mais inovadores tende a ser forte, relevante e cada vez mais profissional. Esse é um caminho essencial para garantirmos que o mercado da comunicação corporativa enfrente a complexidade que se apresenta.

Lana Pinheiro – Máquina Cohn & Wolfe.

 “Tenho orgulho de ser RP, de ensinar RP e, agora, de ter tido a oportunidade de julgar maravilhosos trabalhos de RP para este primeiro Prêmio Excelência e Inovação em PR. Que o Troféu Jatobá vá para os melhores em cada uma das categorias do certame!

Manoel Marcondes Machado Neto – Observatório da Comunicação

Ser jurado de um prêmio de PR é como debruçar na janela e ficar observando, como privilegiado, o que há de criativo, inovador em termos de comunicação. É flagrar o início de novas tendências, novas soluções, novas dinâmicas. Ser jurado foi ter a oportunidade de conhecer o que agências grandes e butiques fazem de melhor em tempos de tecnologias de comunicação disruptivas.

Maurício Bacellar – Consultor 

Foi uma experiência inspiradora aprender com a leitura dos projetos. E foi uma enorme alegria reconhecer o profissionalismo e o entusiasmo com os quais tanto as grandes agências quanto as agências butique desenvolveram os projetos.”

Meire Fidelis – Fundação Victor Civita

Foi um privilégio participar dessa iniciativa que, tenho certeza, em muito contribuirá para a crescente profissionalização e desenvolvimento do mercado de comunicação corporativa no Brasil. Julgar é sempre uma grande responsabilidade, mas é também uma oportunidade rara de aprendizado.

Myrian Vallone – 2PRÓ

Alguns me surpreenderam positivamente por serem inovadores, muitos fizeram a ‘lição de casa’ superando os resultados contratados e outros cumpriram o dever do ofício com o mérito de um atendimento exemplar. Na análise final, ficou patente que a criatividade e as soluções entregues independem de verbas polpudas disponibilizadas por clientes.

Paulo Piratininga – Scritta

Os trabalhos, no geral, tinham um bom nível de maturidade e profissionalismo, com métricas claras e direcionados aos resultados de comunicação. Como contribuição, senti falta da apresentação de resultados para o negócio. Talvez um campo específico para esses itens ajude os participantes a deixar isso mais claro.”

Renata Nascimento – Scania

Por trás de todos os projetos, pude perceber a garra e a dedicação do profissional brasileiro de comunicação, algo que é de difícil mensuração. Alguns fatos me chamaram a atenção. Não há mais a prevalência de projetos puros de ‘assessoria de imprensa’. As empresas de RP já trafegam no terreno da compra de mídia. Projetos concebidos de maneira simples, podem ser até mais efetivos do que projetos grandiosos e dispendiosos...

Ricardo Braga – Art Presse

A forma como os cases foram apresentados para julgamento, em plataforma altamente amigável e completa, foi um ponto a se destacar a favor da organização do prêmio. Parabéns aos organizadores e aos profissionais, empresas e agências envolvidos em cases que realmente apresentam excelência e inovação.

Roberto Baraldi – Grupo FCA

Nas últimas duas décadas, o negócio da comunicação organizacional em nosso País atingiu um nível de excelência sem precedentes. Não foi surpresa, portanto, deparar-me com iniciativas de grande relevância para a construção de imagem e relacionamento de organizações líderes em seus campos de atuação.

Rodolfo Witzig Guttilla –  Cause e BCause   

As iniciativas de fortalecimento do mercado de comunicação e relações públicas no Brasil são extremamente importantes para que nosso setor seja visto cada vez mais como estratégico para o processo de tomada de decisão nos clientes. É um grande prazer poder colaborar com essa iniciativa e rogo esta seja apenas a primeira edição de muitas mais no futuro.

Rodrigo Pinotti – Jeffrey Group

Premiar agências de todos os tamanhos foi uma solução muito acertada, porque não importa ser pequena, média ou grande, o que vale é a qualidade do trabalho. Gosto também da decisão de montar um acervo com os cases para servir de material de pesquisa para estudantes e profissionais.

Rosana Monteiro – Ketchum

 “O jornalista, como todo profissional, vive do reconhecimento de seus pares. O mesmo acontece com as empresas e agências de comunicação. A inspiração do Prêmio Jatobá PR é exatamente a de colocar o foco nas ações vitoriosas do setor, assim como criar memória como legado das práticas atuais de RP. Vida longa ao Jatobá PR!

Sinval de Itacarambi Leão – Revista Imprensa

Foi uma experiência importante porque permite uma ampla visão sobre o que está sendo produzido de novo e de como o setor coloca diante dos sucessivos desafios de comunicação que temos pela frente. A organização do Prêmio Jatobá está de parabéns por esta iniciativa que representa uma enorme contribuição para a busca constante das melhores práticas em PR ”.

Valdeci Verdelho – Verdelho Associados

Foi um prazer e uma oportunidade de atestar o elevado nível de qualidade e aporte estratégico das agências brasileiras de PR. As boas ideias estão nas grandes e nas butiques, e muitas empresas e campanhas hoje tão conhecidas do público devem muito a esses profissionais.

Wallace Faria – Consultor

A oportunidade que o Prêmio Jatobá me deu de poder enxergar tendências, histórias e desafios vencidos por profissionais de diversos perfis, valeu muito. Foi como respirar um ar novo, cheio de bom oxigênio, fora dos limites da própria CDN. Aprendi muito, sobretudo com o esforço e a criatividade das agências novas.

Yara Peres – CDN

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