Jatobá PR

Conheça desde o prêmio até a marca de excelência

O Prêmio

Os Setores de Comunicação e o mercado de PR do Brasil têm experimentado, nas últimas décadas, um ciclo excepcional de desenvolvimento e de prestígio, fruto, de um lado, da permanente expansão dos negócios e, de outro, da evolução técnica e da considerável diversificação de portfólio das próprias empresas. Esse ciclo de expansão e desenvolvimento é também uma realidade nos demais países da América Latina.

Amadurecida, internacionalizada e com padrão de excelência comparável ao dos grandes centros mundiais, a atividade de PR no País faz há anos por merecer um reconhecimento de alto nível, que a coloque no mesmo patamar de referência dos mais avançados mercados.

Pelo que representam no plano nacional e internacional, inclusive com a presença in loco de várias das grandes marcas mundiais, já não cabe a essas empresas e ao mercado brasileiro de PR o papel de coadjuvantes de seus próprios feitos, mas sim o de protagonistas, detentores e líderes que são do know-how, dos processos criativos, das estratégias e do planejamento do conjunto das atividades dessa especialização.

Apenas em termos de Agências de Comunicação há hoje, no Brasil, pelo menos 1.500 agências em atuação, número que é ainda mais significativo ao se considerarem os segmentos congêneres, como os setores de comunicação das empresas, do setor público, de agências de publicidade, marketing e promoção, que também enveredam pelo campo de PR.

Estas as razões de o Grupo Empresarial de Comunicação – GECOM criar uma premiação, inicialmente nacional, de grande relevância e referencial para o segmento de PR, e que será progressivamente expandida para toda a América Latina, na busca de unir ainda mais as práticas e os negócios de todo o continente e deste com os outros grandes centros do mundo. A essa premiação se deu o nome de Prêmio Excelência e Inovação em PR e o símbolo escolhido para representá-la é o Jatobá.

Missão e Objetivos

A Missão

A missão do prêmio é fortalecer a atividade de PR no Brasil e na América Latina e ampliar a relevância de seus feitos, a partir do reconhecimento das boas práticas e do incentivo à excelência em todas as frentes de atuação, sempre a partir do protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais e dirigentes.

Fazem parte deste projeto:

  • Prêmio Excelência e Inovação em PR, integrado por certificados e troféus
  • Banco de Cases, criado para incorporar todos os cases inscritos no Jatobá PR e neles incluir os selos de certificação
  • Uma concorrida festa de premiação
  • Ampla e permanente divulgação pelos veículos das empresas que integram o GECOM, pelas redes sociais e por toda a mídia da América Latina

Objetivos

Ir muito além de uma simples premiação, transcender o reconhecimento, ser uma espécie de indicador de qualificação técnica e de performance para o mercado, uma certificação de excelência e inovação da atividade de PR no Brasil e na América Latina, com reconhecimento mundial, uma vitrine das boas práticas, um celeiro de bons cases, um impulsionador de novos negócios, uma marca associada à qualidade.

Esses são os reais objetivos que se concentram em torno do projeto Jatobá PR, que nasce com a realização de uma premiação de alto nível, mas, ao contrário de nela se encerrar, nela se inicia.

O Símbolo

O Prêmio Excelência e Inovação em PR tem como símbolo o Jatobá, que dá nome ao troféu entregue aos seus vencedores. O Jatobá é uma das árvores mais nobres do mundo, considerada uma espécie sagrada por povos indígenas, especial pelos povos urbanos e valiosa pelos agentes econômicos. Passa a ser, também, um símbolo de referência para o PR no Brasil e no continente latino-americano ao emprestar seu nome para o Prêmio Excelência e Inovação em PR, do Grupo Empresarial de Comunicação – GECOM.

Além de associar as múltiplas e estratégicas capacitações de PR às incontáveis e essenciais utilidades desta árvore, e de valer-se da forte sonoridade do seu nome, o Prêmio Excelência e Inovação em PR tem uma outra razão de grande valor simbólico para adotar esse nome e fazer dele uma marca internacional: a presença nativa da espécie em todo o continente latino americano, representando, no caso da premiação, o ideal de integração de todos os países da região.

Marco de Excelência

O Prêmio Jatobá PR nasceu sob a concepção de um Prêmio de Excelência e Inovação em PR, termo, aliás, que faz parte da própria nomenclatura da premiação.

O rigor e a preocupação com a qualidade estão expressos já no Regulamento, que determina sete como nota mínima, numa escala de um a dez, para o case ser finalista e concorrer ao troféu principal.

Esse mesmo rigor e essa mesma preocupação estendem-se à composição do Júri, formado por profissionais reconhecidos e altamente qualificados; ao julgamento, que abrange dez quesitos; e a pluralidade de olhares, tendo em vista que cada case é julgado por quatro jurados.

Só cases efetivamente de excelência passam por crivo tão rigoroso e essa é a razão de ser do Certificado de Excelência.

A premiação vai externar ao mercado a excelência das atividades de PR na América Latina Espanhola e no Brasil e dos trabalhos que produzem.

Prêmio Jatobá PR 2024

Venha fazer parte do maior prêmio de PR da américa latina, conheça nosso regulamento e como funciona a inscrição!

Confira Agora
+ 450

Organizações Cadastradas

+ 1109

Cases Inscritos

+ 340

Jurados Convidados