Jatobá PR

Conheça desde o prêmio até a marca de excelência

O Prêmio

Os Setores de Comunicação e o mercado de PR do Brasil têm experimentado, nas últimas décadas, um ciclo excepcional de desenvolvimento e de prestígio, fruto, de um lado, da permanente expansão dos negócios e, de outro, da evolução técnica e da considerável diversificação de portfólio das próprias empresas. Esse ciclo de expansão e desenvolvimento é também uma realidade nos demais países da América Latina.

Amadurecida, internacionalizada e com padrão de excelência comparável ao dos grandes centros mundiais, a atividade de PR no País faz há anos por merecer um reconhecimento de alto nível, que a coloque no mesmo patamar de referência dos mais avançados mercados.

Pelo que representam no plano nacional e internacional, inclusive com a presença in loco de várias das grandes marcas mundiais, já não cabe a essas empresas e ao mercado brasileiro de PR o papel de coadjuvantes de seus próprios feitos, mas sim o de protagonistas, detentores e líderes que são do know-how, dos processos criativos, das estratégias e do planejamento do conjunto das atividades dessa especialização.

Apenas em termos de Agências de Comunicação há hoje, no Brasil, pelo menos 1.500 agências em atuação, número que é ainda mais significativo ao se considerarem os segmentos congêneres, como os setores de comunicação das empresas, do setor público, de agências de publicidade, marketing e promoção, que também enveredam pelo campo de PR.

Estas as razões de o Grupo Empresarial de Comunicação – GECOM criar uma premiação, inicialmente nacional, de grande relevância e referencial para o segmento de PR, e que será progressivamente expandida para toda a América Latina, na busca de unir ainda mais as práticas e os negócios de todo o continente e deste com os outros grandes centros do mundo. A essa premiação se deu o nome de Prêmio Excelência e Inovação em PR e o símbolo escolhido para representá-la é o Jatobá.

Missão e Objetivos

A Missão

A missão do prêmio é fortalecer a atividade de PR no Brasil e na América Latina e ampliar a relevância de seus feitos, a partir do reconhecimento das boas práticas e do incentivo à excelência em todas as frentes de atuação, sempre a partir do protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais e dirigentes.

Fazem parte deste projeto:

  • Prêmio Excelência e Inovação em PR, integrado por certificados e troféus
  • Banco de Cases, criado para incorporar todos os cases inscritos no Jatobá PR e neles incluir os selos de certificação
  • Uma concorrida festa de premiação
  • Ampla e permanente divulgação pelos veículos das empresas que integram o GECOM, pelas redes sociais e por toda a mídia da América Latina

Objetivos

Ir muito além de uma simples premiação, transcender o reconhecimento, ser uma espécie de indicador de qualificação técnica e de performance para o mercado, uma certificação de excelência e inovação da atividade de PR no Brasil e na América Latina, com reconhecimento mundial, uma vitrine das boas práticas, um celeiro de bons cases, um impulsionador de novos negócios, uma marca associada à qualidade.

Esses são os reais objetivos que se concentram em torno do projeto Jatobá PR, que nasce com a realização de uma premiação de alto nível, mas, ao contrário de nela se encerrar, nela se inicia.

O Símbolo

O Prêmio Excelência e Inovação em PR tem como símbolo o Jatobá, que dá nome ao troféu entregue aos seus vencedores. O Jatobá é uma das árvores mais nobres do mundo, considerada uma espécie sagrada por povos indígenas, especial pelos povos urbanos e valiosa pelos agentes econômicos. Passa a ser, também, um símbolo de referência para o PR no Brasil e no continente latino-americano ao emprestar seu nome para o Prêmio Excelência e Inovação em PR, do Grupo Empresarial de Comunicação – GECOM.

Além de associar as múltiplas e estratégicas capacitações de PR às incontáveis e essenciais utilidades desta árvore, e de valer-se da forte sonoridade do seu nome, o Prêmio Excelência e Inovação em PR tem uma outra razão de grande valor simbólico para adotar esse nome e fazer dele uma marca internacional: a presença nativa da espécie em todo o continente latino americano, representando, no caso da premiação, o ideal de integração de todos os países da região.

Marco de Excelência

O Prêmio Jatobá PR nasceu sob a concepção de um Prêmio de Excelência e Inovação em PR, termo, aliás, que faz parte da própria nomenclatura da premiação.

O rigor e a preocupação com a qualidade estão expressos já no Regulamento, que determina sete como nota mínima, numa escala de um a dez, para o case ser finalista e concorrer ao troféu principal.

Esse mesmo rigor e essa mesma preocupação estendem-se à composição do Júri, formado por profissionais reconhecidos e altamente qualificados; ao julgamento, que abrange dez quesitos; e a pluralidade de olhares, tendo em vista que cada case é julgado por quatro jurados.

Só cases efetivamente de excelência passam por crivo tão rigoroso e essa é a razão de ser do Certificado de Excelência.

A premiação vai externar ao mercado a excelência das atividades de PR na América Latina Espanhola e no Brasil e dos trabalhos que produzem.

O maior prêmio de PR da América Latina!

9ª Edição do Jatobá PR

Faça sua inscrição

Prêmio Jatobá PR 2025

Venha fazer parte do maior prêmio de PR da américa latina, conheça nosso regulamento e como funciona a inscrição!

Confira Agora
+ 450

Organizações Cadastradas

+ 1109

Cases Inscritos

+ 340

Jurados Convidados